23 de out. de 2012

Blogagem Coletiva - Polónia



Olá Queridas!!!!
Chegamos a letra "P"
Mais uma terça - feira de viagens e paradas em lugares maravilhosos, repletos de sabores, cores e história, depois de visitar alguns lugares resolvemos hoje apresentar um país magnífico. A Polônia. Cheia de história e beleza. Então vamos  ver a Polônia mais de perto!!!










Estamos participando da Blogagem Coletiva Sabores de A a Z, proposta pelo blog Cozinha de Mulher. Para blogagem coletiva essa semana escolhemos a Polônia. Em polaco Polska, oficialmente Republíca da Polônia, é um país da Europa Central, que limita com a Alemanha a Oeste e com a Republíca Checa e a Eslováquia ao Sul, com a Ucrânia e a Bielorrússia a Leste e com a Lituânia e o enclave russo de Kaliningrado ao Norte. É banhada pelo mar Báltico a Norte, e possui uma fronteira marítima com a Dinamarca e a Suécia. A sua superfície total é de 312.683 km², o que o torna o 68° maior país do mundo. Sua população é de mais de 38,5 milhões de habitantes, concentrados principalmente em grandes cidades como a Cracóvia e a capital Varsóvia, o que o torna o 34° país mais populoso do mundo, e um dos mais populosos Estados - Membros da União Europeia. O Primeiro Estado Polaco foi criado em 966, com um território muito semelhante ao da moderna Polônia. Tornou-se reino em 1025 e em 1569, fortaleceu uma longa associação com o Grão- Ducado da Lituânia, para criar a Comunidade Polaco-Lituana, essa associação desmoronou em 1795. E o território polaco foi dividido entre o Reino da Prússia e o Império da Rússia e a Áustria. O país recuperou a independência coma a Segunda República Polaca em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, mas foi ocupada pela Alemanha Nazista e pela União Soviética durante a Segunda Gerra Mundial. Durante esse período de invasão o país perdeu cerca de 6 milhões de cidadãos, emergindo anos depois como a República Popular da Polônia, dentro do Bloco Leste, sob a forte influência Soviética. Em 1989 o governo comunista foi derrubado e a Polônia inaugurou a fase informamente conhecida como a "Terceira Republica Polaca". Atualmente a Polônia é uma democracia liberal, membro da União Europeia, da Otan, da OCDE e da OMC.
Bom agora falamos de culinária, hoje fizemos o famoso Caldo de Beterraba , o também famoso Pierogi e a famosa sobremesa Kremówka Papieska esperamos que gostem!!!!




Caldo de Beterraba


 Caldo de Beterraba

Caldo de Beterraba
Ingredientes:
04 Beterrabas Grandes
01 Cebola Grande
01 Tomate Médio
Sal ( a gosto)
Pimenta Moída
02 Dentes de Alho
02 colheres de Azeite de Oliva
Salsinha Fresca
Cebolinha Verde  Fresca
Vinagre de Ervas Fina
Modo de Preparo do Caldo;
Lave bem as beterrabas, coloque pra cozinhar até amolecer.Refogue a cebola o alho e o tomate, junte um pouco de sal e pimenta. Quando estiver refogadinho coloque no processador, e junte a cebola verde e a salsinha fresca, a beterraba cozida, o azeite de oliva, após tudo processado, coloque na panela e leve ao fogo para servir bem quente.
Espero que gostem Beijos Luci / Iris


 Caldo de Beterraba



 Pierogi



 Pierogi

Pierogi (Pastel Cozido)

Massa
Ingredientes:
01 kg de Farinha de Trigo
03 Ovos
03 colheres de Azeite
Sal (a gosto)
Recheio
Ingredientes:
01 kg de Ricota ou Requeijão ( Usamos Ricota)
01 kg de Batata
Sal ( a gosto)
Cheiro Verde (a gosto )
Modo de Preparo da Massa:
Coloque numa vasilha grande os ovos, a farinha de trigo,e o azeite. Amasse muito bem, quando a massa estiver lisa, abra com auxilio de um rolo. Corte  a massa com um cortador (caso não tenha pode utilizar um copo). Recheie a massa e feche passando um garfo nas bordas e leve a uma panela com mais ou menos 2 litros de água com sal que deve estar fervendo deixe cozinhar até o pastel subir, isso leva aproximadamente 5 minutos. Em seguida coloque o molho preferido, branco ou ao sugo ( Usamos molho ao sugo)
Modo de Preparo do Recheio:
Cozinhe as batatas, amasse bem com o garfo ou use um espremedor, misture a ricota ou o requeijão, muito bem até ficar num ponto de creme. Acerte o sal e coloque o cheiro verde, misture mais um pouco e em seguida recheie a massa com essa mistura.

  Pierogi




 Kremówka Papieska


 Kremówka Papieska



Kremówka Papieska
Massa
Ingredientes:
Massa Folhada Fillo Arosa
( Siga as Instruções da Embalagem da Massa)
Creme
Ingredientes:
01 Lata de Leite Condensado
500 ml de Leite
03 Colheres de Amido de Milho
Modo de preparo do Creme:
Coloque o leite condensado e o leite em uma panela e leve ao fogo, em seguida dissolva o amido de milho em um pouco de leite e junte na panela, deixe cozinhar até engrossar. Logo após retire do fogo e deixe esfriar.
Modo de Montagem da Sobremesa:
Coloque uma folha de massa ja assada, em seguida coloque o creme, mais uma folha de massa assada, coloque o chantilly, e cubra com mais uma folha de massa folhada, em seguida polvilhe com açúcar de confeiteiro. Esta pronta para servir.

Kremówka Papieska 

*********************************

Agora Vamos ver um pouquinho da Polônia!!!!

 Varsóvia


Lazienki Park fica em Varsóvia e ocupa 76 hectares no centro da cidade: "é passagem obrigatória para qualquer turista" Há lindos jardins, obras de arte, lagos e muita história presente em um teatro de arena, um templo para Diana 


 Universidade de Varsóvia a noite fica toda iluminada



  Cadeia de Montanhas Tatra monte Morskie Oko, que é o maior lago da região



 Wroclaw



 Pedras de Granito no Alto Trata - Polônia


 Rio Vístula em Modlin - Polônia

 Bandeira





 Brasão das Armas

********************************************
Deixa  mostrarmos também um pouco da Polônia em Curitiba  a vocês  com a Bosque do Papa e o Memorial da Imigração Polonesa.
Vejam que belo lugar. O Bosque do Papa João Paulo II é um dos mais importantes parques da Cidade de Curitiba, abriga uma reserva com mais de trezentas araucárias na área central de Curitiba. O bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II e sedia o Memorial da Imigração Polonesa. O bosque possui uma saida para o gramado posterior do Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho). No centro do Bosque há sete casas originais que ilustram a arquitetura dos imigrantes poloneses em Curitiba, feitas de madeira encaixada. A principal delas construída em 1883, guarda uma gravura de Nossa Senhora de Czestochowa ou (Virgem Negra de Czestochova), a santa padroeira da Polônia. As outras seis casas reproduzem o modo de viver dos imigrantes poloneses. No Bosque também se encontra uma estátua com o busto do Papa João Paulo II. Uma loja de artesanato e uma casa de chá especializada na culinária polonesa completam o circuito. O Bosque do Papa oferece ainda uma extensa área gramada, trilhas para caminhada, parque infantil e ciclovia. Essa é nossa pequena e singela homenagem a este país fantástico.











E depoisArtesanato dos Imigrantes Poloneses





Carroção Polônes

E depois dessa viagem intensa a Polônia. 
Agora vamos a paises que comecem com a letra "Q".
Já estamos curiosas, pois essa nova viagem promete! A única certeza que temos é que a próxima parada encontraremos  intensos pratos, cheio de sabores e grandes texturas!!!!
Esperamos vocês na próxima terça - feira


Beijinhos 









31 comentários:

Unknown disse...

Bom dia meninas..
Eita.. eita.. que post mais lindo.
E que imagens.. a comida está perfeita.. Amei esse caldo de beterraba.. a cor é divina né? O sabor deve ser muito saboroso.. eu amo beterraba..

Esse Pierogi, estou eu imaginando que deve ser tudo de gostoso..
Eita lelê.. que o trem é tudo de gostoso..
Ai Jesus.. tudo de maravilha!
Esse recheio está convidativo por demais..

Agora vamos combinar.. essa receita é um arraso..
Hummm que dilícia!!

Como sempre perfeitas..

Eu adorei conhecer a Polônia de Curitiba.. lindo demais.. as imagens são convidativas.. Um mimo para os olhos..

Obrigada mais uma vez pela linda participação..

Meninas que a letra "Q" está me deixando de cabelos em pé.. vou fazer uma coisa que nunca fiz na vida rsrs
Torçam por mim rsrs

Beijinhos

Sheila

Andréa Santana disse...

Amigas,
que riqueza de postagem, tudo perfeito!
Vocês estão de parabéns, belas escolhas!

Beijinhos e sucessos sempre!

Formiguinha disse...

Olá:)

Adorei conhecer Polónia através da vossa postagem. Terra magnífica com locais fantásticos para visitar. Adoraria ir lá:)
E adoraria também provar essas delícias. Que aspecto fantástico e tentador. Quem resiste?

Parabéns por tão belo trabalho! Prova superada:)

Boa semana!
Beijinhos

Carminha Lyra Andrade disse...

Bela post =)
Adorei as comidinhas, as imagens...
bjs
www.fazergourmet.com.br

Wal disse...

Oi meninas, foi demais. Estou encantada. Já conhecia a Polônia através de filmes(sou apaixonada), mas essas paisagens são realmente cartões postais. Gosto de beterraba como suco,porém os pastéis devem ser deliciosos.
Um grande abraço Wal

Fofura de Cupcake & Cia disse...

Oi meninas !
Hmm , estou aqui babando pela Kremówka Papieska ! haha :9
Amei ! *-*
2beijos :*

Ana Claudia disse...

Post perfeito, como sempre, o Pierogi ja provei, é delicioso, a massa folhada que não vou me atrever a escrever o nome aqui..rsrs, deu água na Boca, parabéns meninas, vcs arrasam, merecem muito o mimo que a Sheilinha preparou para vocês.
Beijinhos
Aninha

Unknown disse...

Meninas,

adorei passear pela Polônia!
Fotos belíssimas, parabéns pela postagem e obrigada por compartilhar.

Beijos, bom final de semana!

Su Delícia disse...

Ai que fome que me deram estas imagens lindas!!! Mas o Kremówka Papieska é que me deixou com água na boca!!
Beijinhos

Josy disse...

Meninas como sempre um post rico em informações, e delicias, gostei de todos os pratos mas fiquei bem curiosa e com água na boca com esse doce de massa folhada. Hummmm deve ser maravilhoso. As fotos lindas e rica em detalhes. Mais uma vez, parabéns meninas. Beijinhos

Kelly disse...

Adorei o post....adorei a receita.
bjos

Entre tachos e a bimby disse...

Oiiiiiiiiiiiiii minhas queridas... eheheheheh e eu esperando vcs no aeroporto hem???? kkkkkk brincadeirinha... adorei saber mais da Polonia, e eses pratos sempre com um requinte que so vcs sabem...

Nossa meu bloger nao esta atualizando, eu nao consegui ver atualizaçao do falando com as batatas, tive que ir no da Sheila ver se estavam participando... Pode??? nao nao pode... amanha tenho que ver isto mais a fundo!!!

Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem

Margarida

Meadas Soltas disse...

Obrigada pela visita e parabens pelo seu cantinho

Bjs

Dulce Caldeira disse...

Que post tão rico! Adorei viajar convosco até à Polónia, excelente partilha;)
Mil beijinhos.

Sonia disse...

Que linda postagem, as receitas perfeitas e as fotos encantadoras. Foi bom conhecer um pouco mais da Polônia através de vocês.
Interessante que meu sogro era iugoslavo e a culinária é bem parecida. Por exemplo esta Kremówka Papieska, com nome diferente e acho que algum outro detalhe, era uma das sobremesas preferidas dele e, minha sogra fazia a massa folhada em casa.
Estou levando sua receita para experimentar.
Um beijo

Sofía Mil ideas mil proyectos disse...

Menudos platos más ricos, gracias por mostrarnos un poco más de ese pais tan bonito que no conozco, por las fotos y por la gastronomia ya me lo estoy imaginando y me estan entrando unas ganas locas de ir, besos
Sofía
milideasmilproyectos.blogspot.com

Lu Westphal disse...

eu adoro esses posts.
cheio de informação e fotos.
o caldo de beterraba deve ser mto boooom.
to só imaginando.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Anônimo disse...

Ainnn socorro!!!
Que delicias vcs colocaram aqui meninas!!! Ai ai
Este pierogi já comi sim, e vou dizer que amooooooooo, é uma delicia mesmo.
Minha tia lá de SC sempre faz quando vou visitar.
E com este molhinho de tomate... hmmmm
Parabens pelo post, muito completo!
Beijos grandes
Ü

saboracasa disse...

obrigada Luci, pela viagem :)
Ãdorei as paisagens e gastronomia
beijocas

saboracasa disse...

obrigada Luci, pela viagem :)
Ãdorei as paisagens e gastronomia
beijocas

Renata disse...

Que postagem mais encantadora! A Polônia é mesmo muito linda! E sua culinária, deliciosa, como a de seus vizinhos europeus. Adorei! Parabéns!

Andreia Cambez disse...

Gostei muito :)
Jinhussss

Sabor no Prato disse...

Olá Meninas!! Que post maravilhoso!! Como a Polônia é linda, não? E o pedacinho dela aí em Curitiba também é super lindinho!!
Ah, que comidinhas deliciosas, queria muito um pratinho deste pierogi para o almoço :)

Abraços, Fabiana.
www.sabornoprato.com

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Luci e Iris,
Como sempre fizeram um post diferenciado pelo conteúdo e bom gosto, as receitas fantásticas e a viagem virtual, maravilhosa a locais tão lindos,parabéns.
Beijos,
Vânia

Fê Dayrell disse...

Isis, Luci, amei viajar para a polônia com vcs, Agora este caldo de beterraba deve ter ficado um escândalo de tão bom, me fez salivar. Os pasteis cozidos nunca experimentei, mas tenho curiosidade vou levar a receita.
bjo

Blog do Chocolate disse...

Queridas Luci e Iris,

Que magnifica publicação, adorei conhecer um pouco mais a Polónia através do vosso relato, das vossas fotos e da gastronomia.

Os prato ficaram fabulosos, com cores incríveis e aspecto delicioso.

Estão de parabéns por esta fantástica participação !

Beijinhos

São Ribeiro disse...

Um magnifico passeio gostei muito.
A comida parece bem boa,principalmente a sobremesa.
bjs

Unknown disse...

ADorei a ementa mas o doce....
Faz me lembrar um português: mil folhas que eu adoro.
Bjs

Unknown disse...

Este evento é muito enriquecedor.
Mesmo sem estar participando, adoro vir aqui para conhecer um pouco mais de cada pais apresentado, principalmente no que leva em conta a gastronomia, e você segue direitinho a ideia, prepara os pratos típicos com máxima perfeição,

Parabéns!

Zizi Santos disse...

Ai Luci,
estou atrasadinha e perdendo as coisas maravilhosas que você faz.
O teu capricho com o post é algo que é até impossível comentar.
São tantos detalhes, uma pesquisa tão bem feita, que sinceramente, me encanta todas vezes que entro aqui.
As imagens das duas Polônias ssão lindas. Amei ver aquele bercinho dos imigrantes poloneses.
Coneci o Pierogi, a Papieska, nossa quantos nome diferentes, mas tudo deve ser muito gostoso.
Paabéns pelo post
beijos
Zizi

Salsa Verde disse...

Fantástico post!!
Eu já tive oportunidade de comer algumas das delícias polacas, pois tenho aqui amigos polacos, mas estas vossas sugestões, como sempre, são fabulosas!
Beijinhos,
Lia.

Falando com as Batatas © Copyright 2013. Template personalizado por: WG Design.