30 de out. de 2012

Blogagem Coletiva - Qatar


Olá Queridas!!!!
Chegamos a letra "Q"
Mais uma terça - feira de viagens e paradas em lugares maravilhosos, repletos de sabores, cores e história, depois de visitar alguns lugares resolvemos hoje apresentar um país magnífico. O Qatar. Cheio de beleza. Então vamos  ver o Qatar mais de perto!!!











Estamos participando da Blogagem Coletiva Sabores de A a Z, proposta pelo blog Cozinha de Mulher. Para blogagem coletiva essa semana escolhemos o Qatar.  i / ˈ k ɑː t ɑr / or i / k ə ˈ t ɑr , arabe طر [qɑt ˤ ɑr], também conhecido como o país ou Estado do Qatar, ou, localmente, como Dawlat Qatar, é um soberano Estado Árabe, conhecido oficialmente como um Emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Qatar na costa nordeste da Península Arábica. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Qatar da nação insular  vizinha, o Bahrein.O Qatar é um país rico em petróleo e gás natural, com a terceira maior reserva de gás e o primeiro ou segundo maior PIB per capita do mundo.Uma monarquia absoluta o Qatar foi governado pela família al-Thani desde meados de 1800 e
desde então transformou-se de um protetorado britânico, notável principalmente pela extração de pérolas em um Estado Independente com receitas significativas de petróleo e do gás natural. Durante os anos de 1980 e início de 1990. a economia do Qatar foi prejudicada prejudicada por um desvio contínuo de suas receitas petrolíferas pelo Emir,  que tinha governdo o país desde 1972. Seu filho Hamad bin Khalifa Al Thani, o atual Emir, o derrubou em um Golpe de Estado em 1995. Em 2001 o Qatar resolveu suas disputas fronteiriças de longa data com o Bahrein e com a Arábia Saudita. Em 2 de dezembro de 2010, o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo FIFA de futebol em 2022. Cerca de 75% da sua população é formada por imigrantes, vindos principalmente da Índia e do Paquistão, em busca de empregos, geralmente no setor de construção civil. Em conseqüência, há 3,1 homens para cada mulher. O governo do Qatar patrocina a rede de televisão Al Jazira, que produz um jornalismo livre para tratar dos assuntos dos demais países, com ênfase na cobertura dos assuntos dos demais países árabes, mas sujeito a um rígido limite quando são abordados os assuntos internos do emirado, seus noticiários sobre política doméstica são fortemente controlados pelos órgãos oficiais.O Qatar é um dos muitos novos Emirados na Península Arábica. Depois de ser dominado pelos  persas durante milhares  de anos e, mais recentemente, pelo Bahrein, pelos turcos otomanos e pelos britânicos, o Qatar transformou-se num país independente a 3 de Setembro de 1971. Ao contrário da maior parte dos emirados vizinhos, o Qatar recusou tornar-se parte da Arábia Saudita ou dos Emirados Árabes Unidos. A descoberta de petróleo, com início na década de 1940, transformou por completo a economia da nação. Antes, o Qatar era uma região pobre, dependente da pesca e das pérolas, com pobreza generalizada. Hoje, o país tem um nível de vida elevado e todas as amenidades de uma nação moderna.
Bom agora falamos de culinária, hoje fizemos o famoso Kafta , o também famoso Tabule e a famosa Mjadra ( Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada) e o Kibe esperamos que gostem!!!!
 Kafta
  Kafta

Kafta
Ingredientes:
01 kg de Carne Moída duas vezes  ( Coxão Mole)
03 Colheres de (sopa bem cheias) de Cebola Picada
Sal  (a gosto)
01 Pitada de Pimenta Moída do Reino
03 Colheres (de sopa) de Cheiro Verde Picado
*Farinha de trigo se for necessário, para dar liga
Palitos para churrasco
Óleo para untar a carne, enquanto assa.
Modo de Preparo da Kafta:
Misture a carne com os demais ingredientes e forme uma massa. Se houver necessidade, isto é, se a massa ficar muito molhada, adicione um pouco de farinha de trigo, em seguida espalhe a carne pelo espeto comprimindo para aderir bem. Deve parecer uma salsicha espetada no sentido do comprimento Asse sobre uma grelha, virando de vez em quando, para assar por igual e ficar dourada por fora. Passe um pouco de óleo na carne, enquanto assa.

  Kafta


Tabule


Tabule
Ingredientes:
100g de Trigo de Kibe
200g de Tomate Picado em Cubos sem Sementes
01 Cebola Grande Picada em Cubos
02 Pepinos Picados em Cubos
03 Colheres (de sopa) de Suco de Limão
02 Colheres (de sopa) de Azeite de Oliva
Sal (a gosto)
Pimenta Moída
¼  de Colher (de sopa) de noz-moscada
Hortelã Picada
Salsa Picada
Folhas de Alfaces Frescas
Modo de Preparo do Tabule:
Deixe o trigo de kibe de molho por 2 horas, em seguida lave muito bem em água corrente, e esprema com as mãos para tirar o excesso de umidade. Passe a cebola picada em água fria e escorra bem. Junte os outros ingredientes com exceção do tomate, leve a geladeira por 8 horas, e antes de servir adicione os tomates.

Tabule


Mjadra




Mjadra
Ingredientes:
100g de Arroz Branco
02 xícaras de Lentilha
½ Cebola Picada
01 Cebola Grande Cortada e Rodelas
03 Dentes de Alho Amassados
02 Colheres (de sopa) de Azeite de Oliva
Azeite de Oliva
Sal (a gosto)
Pimenta Moída
Modo de Preparo da Mjadra:
Lave o arroz e a lentinha separadamente, deixe escorrer bem. Em uma panela com uma colher de azeite de oliva, refogue a cebola picadinha, e o alho, deixando levemente douradinho. Junte a lentilha escorrida e refogue junto por 5 minutos em fogo baixo, sempre mexendo, para que não grude. Em seguida coloque água fervendo, e deixe cozinhar por uns 8 minutos, até que a lentinha esteja quase cozida. Junte o arroz e tempere com sal e pimenta. Coloque mais água fervendo até cobrir o arroz com mais ou menos um dedo acima. Baixe o fogo e deixe a panela semi  aberta cozinhando. Quando a água estiver quase seca, desligue o fogo e tampe a panela por completo para que  termine de cozinhar e deixar o arroz soltinho, Isso pode levar uns 10 a 15 minutos.

Modo de Fazer a Cebola Caramelizada:
Com a cebola cortada em anéis, leve a frigideira com uma colher de azeite de oliva, deixe cozinhar por uns 3 minutos e adicione o açúcar, e deixe cozinhar mais um pouco até encontrar uma cor meia caramelizada.
Agora é só adicionar em cima do arroz com lentilhas.

 Mjadra
 




 Kibe Recheado

Kibe
Ingredientes:
500g de Carne Moída
150g de Trigo para Kibe
02 Cebolas Raladas
Hortelã Picadinha
Sal (a gosto)
Pimenta Moída
Cebolinha Verde
Salsinha Verde
Modo de Preparo do Kibe:
Deixe o trigo para kibe de molho por 2 horas, em seguida lave muito bem em água corrente, e esprema com as mãos para tirar o excesso de umidade. Passe a cebola ralada em água fria e escorra bem. Junte a cebola, a carne , o sal, o  hortelã,  a pimenta, a cebolinha verde, a salsinha, e o trigo para kibe, Amasse a tudo fazendo ficar uma massa homogênea. Em seguida molde os kibes. E leve pra fritar.
*Nós fizemos eles recheados, com carne moída refogada  e queijo .

 Kibe Recheado


 Kibe Recheado



*********************************

Agora Vamos ver um pouquinho da Qatar!!!!



 Bandeira do Qatar


 Brasão das Armas do Qatar
 Qatar
 Concha com a Pérola


Camelos do Qatar

Herdado da cultura árabe, o Qatar ama camelos e cavalos. Eles compram camelos mais caros e mantem as corridas e torneios a cada ano em que os proprietários de camelos competem uns com os outros para mostrar o poder de seus camelos.


Doha

Doha Capital do Qatar


* Creditos pelas Imagens do Qatar
E depois dessa viagem intensa pelo Qatar. 
Agora vamos a paises que comecem com a letra "R".
Já estamos curiosas, pois essa nova viagem promete! A única certeza que temos é que a próxima parada encontraremos  intensos pratos, cheio de sabores e grandes texturas!!!!
Esperamos vocês na próxima terça - feira


Beijinhos

25 comentários:

Unknown disse...

Jesus que esse banquete ficou lindo por demais da conta..
Amei todas as dicas.. muito delícias..
Esse mjadra é muito saboroso.. e com essas cebolas por cima fica ainda mais maravilhoso.. adoro!! rsrs

Esse kibe está tudo de gostoso.... sei de uma pessoinha que iria amar se deliciar com eles... a Talitha ama kibe recheado.. quando vamos tomar café na padaria lá perto de casa, nem precisa perguntar o que ela quer rsrs
Os famosos kibes recheados que são tudo de delicinha..
Já o Tabule faria a felicidade da Ágatha, nunca vi gostar de tabule como aquela mocinha srrs

Olha que legal, ficou um prato preferido pra cada uma de nós.. e a Kafta todas comeríamos de bom grado, porque é tudo de gostoso né?

Tudo lindo.. tudo gostoso.. tudo perfeito..
Como sempre..

Menina que esse "Q" também não foi lá essas coisas de fácil não srr
Agora vamos ao "R" né?

Um beijo carinhoso e uma terça-feira muito especial viu?

Sheila

Andréa Santana disse...

Olá minhas querida,
pratos perfeitos, cada um mais lindo e delicioso que o outro!
Este cantinho é sucesso total!
Parabéns por mais essa postagem!
bjs

Liliana (Addicted) disse...

Adorei tudo, que delicia!
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Ana Claudia disse...

Meninas ahazaram de novo, hoje fomos para o mesmo país...hehehehe
Quanta coisa boa por aqui.
Esse arroz com lentilhas já estava na minha lista, agora vendo tão bem preparado periga sair hj mesmo no jantar...hehehehe...
Beijinhos
Aninha

rose japan disse...

Ola Luci!!! Essa cidade eh linda!!!!

E essas comidas humm que delicia, quibe recheado, arroz com lentilha hummm vontade, amo rabanete.... Esses pratos meninas sao maravilhosos, chega a dar agua na boca.

Bjs rose jp

Blog do Chocolate disse...

Querida Luci,

Esta publicação é de luxo !!!
Aprender mais sobre um país quase desconhecido e ainda ver essas magnificas receitas, reproduzidas de uma forma fabulosa e de dar água na boca é de facto um requinte !

ADOREI !

Beijinhos

Unknown disse...

Nossa fiquei com água na boca! adoro tudo isso!!! Como sempre o post ficou incrível!
Bjs
Mel

Natércia Ramalho disse...

Nunca comi mas pela sua aparência deve ser tudo de bom...um beijinho.

Entre tachos e a bimby disse...

Viajar com vcs é sempre uma verdadeira aventura, mas uma aventura maravilhosa que esperamos que nao acabe nunca , sao excelentes as vossas escolhas eu eu aqui deste lado fico sempre com vontade de estar sentada na vossa mesa e poder saborear essas delicas junto com vcs tudo no aconchego do lar regado com uma bela prosa...!!! Excelente

Beijocas

Margarida

Oslaine disse...

Oi Iris, amei a viagem e com todas estas delicias humm.... deu água na boca! Ficou tudo maravilhoso, mas este kibe arrazou!
Beijos, Oslaine.

Guloso e Saudável disse...

Olá Luci e Iris,
Como sempre foi um delicioso tour gastronômico e também tivemos a oportunidade de conhecer esse lindo, maravilhoso país...
Beijos,
Vânia

Michelle Carvalho disse...

Maravilhosos esse pratos!!!

Beijos

Sabor no Prato disse...

Olá Meninas! Ótimo post. Sempre tive vontade de experimentar kafta parece bem saborosa!

Abraços, Fabiana.

Rosinha Benvenga disse...

olá meninas,receitas ótimas e como sempre impecável na apresentação bjs Rosinha

Marta Bernardes disse...

Olá, adorei conhecer um pouco do Qatar, que diferente e quantas coisas gostosas!! Parabéns!
bjs

Prata da casa disse...

Não conhecia estes pratos mas parecem deliciosos.
Bj
Márcia

A Paixão da Isa disse...

as fotos dizem tudo gostei mt parabens pois nao conhecia mas gostei mt bjs

A cozinha da Bé disse...

Adorei tudo, alguns não conhecia mas parecem todos deliciosos! :)
Beijinho

Josy disse...

Meninas nesse post tem tudo que gosto, esse arroz com lentilhas e cebola caramelizadas, está de babar, o kibe recheado, o tabule, a kafta, nossa ficou tudo perfeito, adoraria provar um pouco de cada. Pra não perder o costume, vc deram um show em pratos e fotos igualmente deslumbrantes. Adorei. Parabéns. Beijinhos

São Ribeiro disse...

Mais uma vez parabéns pela sua participação, voçê arrasa sempre.
O post esta fantástico,gostei de tudo da comida uma verdadeira delicia.
Uma viagem muito bem guiada.
Adorei.
bjs

Unknown disse...

Uma sugestão bem saborosa...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

ANDRÉA disse...

Oi Flor,
Vc Capricha nas Postagens heim!!!
EU ADOREI!!! Tudo muito Lindo e Delicioso!

Beijos no seu Coração
Andrea

Anônimo disse...

Adoro um bom tabule.

Fê Dayrell disse...

Que delícia, esta Kafta ficou simplesmente divina. E este arroz me deixou babando.
bjo

Ingrid Pimenta disse...

Na boa, caí pra trás agora com todas essas delícias! Me deu uma vontade enorme de comer tudo! heheheh!
Amo tudo o que está aí... essa kafta foi de babar demais! Parabéns por essas delícias!

Um super beijo no coração!
E ótima semana!
Ingrid.

Falando com as Batatas © Copyright 2013. Template personalizado por: WG Design.